Brexit: No Way Out.

Tudo culpa do Cameron

Overdose total. O país não aguenta mais discutir Brexit. Desde o referendo em junho de 2016, temos esta nuvem preta em cima de nós e um bombardeio diário, cada dia mais intensivo, de análises, previsões, estatísticas e políticos na televisão debatendo, debatendo, debatendo a um ponto atual de nenhuma flexibilidade de qualquer lado. E só me refiro a este lado do Canal da Mancha, aqui conhecido como The English Channel.

Nem pensem que vou tentar explicar. Causas perdidas nNo merecem nenhum minuto desperdiçado nelas. Aliás, explico: entender o processo é perda de tempo, entender o que significa Brexit é essencial. E o julgamento final parece mesmo caminhar para as urnas. Fico aguardando.

Enquanto isto, o homem considerado responsável por esta cizânia toda acaba de lançar um livro de memórias. For the Record , do ex primeiro ministro David Cameron. For the record é uma expressão usada para se declarar algo enfaticamente e Para um registro. Ou seja, você assina embaixo, assume tudo o que disse/fez. Por razões óbvias, o livro foi alvo de críticas, análises, discussões, debates… (suspiros…. boçejos)

A melhor que vi é do jornalista Andrew Rawnsley, hoje no The Observer. Aqui um extrato que explica sublimemente a posição de Cameron na história.

Agora e para sempre, ele (David Cameron) será definido pelo épico erro de julgamento que cortou seu mandato e lançou o país ao turbilhão de caos no qual ainda está preso, mais de três anos depois. No caso improvável de o Brexit provar ser uma idéia brilhante, ele não poderá reivindicar nenhum crédito por uma empreitada à qual se opôs. No caso mais provável de deixar a UE ser o erro mais grave da história moderna da Grã-Bretanha, ele assumirá, com razão, um vasto peso da culpa. E, no caso de o Brexit ser revertido, Cameron será lembrado como o homem que colocou seu país em anos de trauma polarizador sem nenhum objetivo.

4 Replies to “Brexit: No Way Out.”

Deixe um comentário